LUTANDO CONTRA TUDO / Fighting against all

LUTANDO CONTRA TUDO / Fighting against all
Eu sou reduzida do estômago, operei no dia 21/02/2009 por videolaparoscopia, com o Dr Andrey (equipe do Dr. Almino) a cirurgia foi um sucesso, porém quando eu acordei da anestesia achei que fosse morrer (os relatos estão nas primeiras postagens) Passamos por momentos difíceis e parece que tudo vai desmoronar. Já se sentiu assim também? Pode ser no relacionamento com o parceiro, o ambiente ruim do trabalho, a casa que nunca consegue arrumar, os filhos pedindo atenção constante, mas e você, tem tempo para se cuidar? Nos propomos a mudar nossa vida, realizar projetos e nos dedicamos com toda energia em busca de um grande fim, mas nos esbarramos em situações que nos limitam e impedem de sermos grandes empreendedores. Não precisamos ir tão longe, temos vários exemplos que nos levaram a fracassar, principalmente quando tratamos sobre emagrecimento. Como é difícil nos mantermos firmes nos objetivos, mesmo sabendo quais são os caminhos do sucesso. Muitas vezes é a semana estressante, e mal temos tempo para cuidar de si mesmo. É preciso ter claro que as dificuldades não devem nos paralisar, pois quem está crescendo está sempre caindo, levando tombos, e sabemos que quando nos propomos a emagrecer, vamos cair muitas vezes. Sabemos que ao tomar uma decisão, vamos enfrentar dificuldades, mas temos que confiar de temos condições de superá-las, e chegar ao resultado almejado. Acomodar-se aos tombos e erros não é uma atitude assertiva, pelo contrário, só acarreta comportamentos negativos. Ao acreditarmos que somos capazes, usamos nossas competências e conhecimentos, gerando resultados eficazes e duradouros. É, parece que emagrecer depende de você mesmo e de sua disponibilidade de acreditar. Assumir a responsabilidade dos resultados de seu processo, é crescer, é tomar em suas mãos sua vida e dar conta de seu desejo.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber Até mesmo as comidas consideradas "magras" pedem consumo moderado


A mudança dos hábitos alimentares é um dos fatores principais para ter sucesso na dieta. Exige que você consuma mais frutas e legumes, priorize alimentos mais nutritivos e faça escolhas mais saudáveis, reduzindo o consumo de açúcares e gorduras. Os resultados são compensadores. Bastam pequenos ajustes para sentir a diferença no corpo, para as roupas ficarem mais largas e você sentir mais disposição. O esforço costuma surtir efeito na maioria dos casos, mas quando o ponteiro da balança emperra, as pessoas se indagam sobre o que estão fazendo de errado. Você já pensou que a resposta para a estagnação pode estar na listinha de compras do regime? 

Comida japonesa - Foto Getty Images

1. Granola

Este mix de cereais, frutas secas e castanhas leva fibras e vitaminas que dão saciedade e energia, mas também contém açúcar. Invista na versão diet/light da mistura. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, 100 g de granola tem 421 calorias. Seguindo a tabela da dieta dos pontos, meia xícara (chá) apresenta quatro pontos. "O recomendado por dia é 25 gramas", diz a especialista. Prefira comer a granola no café da manhã para ganhar mais disposição e ainda ter um dia inteiro para gastar as calorias consumidas.  

2. Água de sabor

Beber água para hidratar o corpo é essencial para a nossa sobrevivência e para a dieta. A água nutre as células, desintoxica o organismo, faz os rins e intestino trabalhar melhor. O ideal é beber até 2 litros de líquidos por dia. É pensando nisso que muita gente acaba abusando das águas de sabor. De limão, morango e até mesmo de maçã-verde e lichia, elas contém aditivos, adoçantes e, às vezes, até açúcar. Não deve ser consumida em grande quantidade, no máximo, dois copos por dia.

Salada - Foto Getty Images
3. Saladas perigosas

A saladinha costuma ser uma opção leve e refrescante para os dias de verão, mas segundo a nutricionista Rosana Farah, aquelas temperadas com molhos prontos, azeite, queijos, azeitonas e croutons devem ser evitadas porque costumam carregar muitas calorias e gordurosas saturadas. Uma opção mais saudável é um prato de salada de folhas verdes, tomate, pepino e palmito, temperada com molho de iogurte desnatado e acompanhada de uma proteína mais leve, como o peito de frango ou peixe grelhado.

 Açaí - Foto Getty Images
4. Açaí

A fruta da região amazônica faz sucesso, sobretudo entre praticantes de esportes que adoram se refrescar depois dos exercícios. Apesar de ser rico em nutrientes (principalmente: cálcio, ferro, vitamina B1), o principal problema do açaí é a quantidade de calorias do alimento, são 248 calorias em 100 gramas. Um copo de açaí tem 2 pontos e a tigela de açaí (com banana, granola e mel- 1 colher de sopa) tem 4 pontos. Os complementos na hora de consumi-lo também costumam tornar ainda mais calórica a fruta, dentre eles: granola, banana picada e leite condensado. "O ideal é consumir o açaí puro e, se for substituir o lanche da manhã ou da tarde por ele, coma uma tacinha pequena de 50 gramas", explica a nutricionista Rosana Farah.  




5. Comida japonesa

Um dos alimentos que as pessoas mais gostam da culinária japonesa é o sushi. Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz e, às vezes, recheios calóricos como o cream cheese. Sem contar as versões fritas. O sushi têm entre 20 e 45 calorias cada um, mas o problema é que come-se muitos de uma vez só. Uma unidade tanto de atum quanto de salmão apresenta 1 ponto. A recomendação da nutricionista é "No seu almoço ou jantar, limite o consumo até quatro unidades, assim você pode desfrutar do restante do cardápio oferecido no restaurante japonês", aponta Rosana.

Refrigerante - Fotto Getty Images
6. Refrigerante light ou zero

Os refrigerantes desse tipo não possuem calorias, mas um outro elemento do refrigerante causa preocupação nos especialistas: o adoçante. A nutricionista Rosana Farah ainda alerta que quanto maior for o consumo de adoçantes, maior fica o desejo por doces. "Estudos apontam o efeito do adoçante nas papilas gustativas fazendo com que fiquem mais receptivas ao sabor doce", diz ela.

Barra de cereal - Foto Getty Images
7. Barrinhas de cereais

As barrinhas de cereais são ótimas opções para os lanches intermediários, mas contêm, em média, 100 calorias, portanto não devem ser ingeridas à vontade. As que possuem cobertura de chocolate costumam ser as com mais calorias (e pontos). No caso das barrinhas de cereais (dependendo da marca), a pontuação varia de 0 a 3 pontos.








PORQUE ESTÁ TUDO TÃO DIFÍCIL???


Não ando bem estes dias...

Estou tristonha, com vontade de chorar, de sumir, ficar em casa e não falar com ninguém.

O peito esta apertadinho...as vezes bate a solidão, coisa que sempre tive medo que acontecesse, porém nunca me bateu o arrependimento do divórcio, pelo contrário penso que foi a melhor coisa que fiz por mim mesma.

Este final de semana eu estava relutante para sair, sem vontade alguma, queria mesmo ficar em casa, sozinha de boa, mais fui ficando tão deprê que achei melhor sair e ver outras pessoas, ouvir músicas e dar algumas risadas.

Contrariando a mim mesma, me arrumei, peguei um taxi na frente de casa e fui para balada encontrar com as amigas.

Não me diverti...meu estado de espírito não me permitiu, a bebida estava fácil, acabei estrapolando, quando percebi que ia passar mal (por volta das 3h) peguei um taxi e voltei para casa (prefiro passar mal em casa do que dar vexame na balada)

Gente quando eu digo que bebi demais quer dizer que bebi dois copos kkkkkkkkkkk é o suficiente para eu passar loucamente mal, se misturar vodka com wisk então é sentença...ou uma coisa ou outra coisa e eu fiz tudo errado e bebi as duas coisas.

Acordei domingo por volta das 8h da manhã com uma dor de cabeça de enlouquecer, permaneci com as janelas fechadas, tomei remédio para dor de cabeça e bebi água loucamente, me alimentei bem e quando anoiteceu eu estava bem melhor.

CLAROOOOOOOOO QUE COM A CONCIÊNCIA PESADA PARA VARIAR....

Eu estou magra como sempre quis...

Fico pensando... não era isso que eu queria?? então? estou triste porque?

Me sinto sobrecarregada, apesar do pai da minha filha ser presente, ele fica com ela de 15 em 15 dias, eu fico todos os dias, minha pequena acabou de passar por um processo  difícil com fortes dores abdominais e ficou hospitalizada 3 dias, estou esgotada, o dinheiro e curto, muitas despesas, tem que matar um leão por dia, um não vários, ser vendedora também é um saco, o movimento na loja anda fraco e cada mês que passa minhas comissões vem menores e as contas só aumentam, então é uma série de coisas que vai deixando a gente com a cabeça cheia e o cansaço vai se acumulando e dá vontade de fugir e sumir.

Minha vida amorosa nem preciso dizer que é uma catástrofe kkkkkkkkkkkk, meu Deussssssssssss, cada estrupício que me aparece que nem vale a pena comentar, o que acontece com os homens??? Percebo uma insatisfação geral da mulherada, as vezes acho que o problema é que sou mais velha, mais não é isso, tenho amigas muitooooooooo mais novas do que eu que estão na mesma situação, eles não querem mais nada com nada, mulher está tão fácil que eles pegam uma em cada esquina e não querem se amarrar, tem medo de mulheres independentes como eu kkkkkkk.

Bem se deixar eu vou escrevendo e não acabo nunca, escrever é bom demais lava a alma, me ajuda a aliviar é um desabafo.

Espero que as coisas melhore e que esta tristeza vá embora, não gosto de ficar triste nem chateada, mais faz parte, não é todos os dias que estamos bem.



MAIO / 12- HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS
3 DIAS INTERNADA COM INTOXICAÇÃO ALIMENTAR
NESTA FOTO ELA ESTAVA PRESTES A RECEBER ALTA
GRAÇAS A DEUS AGORA ELA ESTÁ ÓTIMA

FILHA TE AMAMOS!






ELA SOFREU MUITO...

FIZERAM LAVAGEM INTESTINAL
ENDOSCOPIA
TOMOGRAFIA
ULTRASSOM
SANGUE / URINA


RECEBENDO LIGAÇÕES E O APOIO DA FAMÍLIA




DEPRESSÃO...


Depressão: Algumas Informações

Sintomas de Depressão
A depressão é um humor negativo, persistente e prolongado que interfere com vários aspectos da vida da pessoa. Os sintomas variam com a gravidade da depressão. Os mais comuns são os sentimentos de tristeza e ansiedade, um humor instável, por vezes crises de choro sem motivo aparente e sintomas como alterações do apetite e do sono, redução dos níveis de energia, da capacidade de concentração e da auto-estima e sentimentos de falta de esperança. Nas depressões mais graves, estes sintomas surgem de forma mais acentuada e acrescidos de uma diminuição clara do prazer em todas ou quase todas as actividades anteriormente consideradas agradáveis, uma alteração do nível de actividade motora (isto é, a pessoa fica ou mais lenta ou mais agitada), sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva e pensamentos recorrentes acerca da morte (podem ocorrer pensamentos sobre suicídio, planos concretos de suicídio ou mesmo tentativas de suicídio).
Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas em simultâneo - aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. A intensidade dos sintomas pode variar com a altura do dia. Em geral, a pessoa sente-se melhor à medida que o dia avança, mas em algumas pessoas os sintomas pioram à noite As flutuações nestes sintomas são comuns - quando a pessoa se sente bem durante alguns dias, isso cria a falsa impressão de que está a melhorar.
Até que se faça o diagnóstico, praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que se está a passar com elas, julgando sempre ser um problema passageiro. Contudo, se a depressão não tiver tratamento, os sintomas tornam-se cada vez mais evidentes. A pessoa pode levar à prática as tentativas de suicídio, ou pode retrair-se ao extremo de passar a maior parte do tempo na cama, isolada de tudo e de todos.
Tristeza e Depressão
A palavra «depressão» é frequentemente usada por muitas pessoas para descrever «fases más» ou períodos em que se sentem «em baixo». Contudo, estes sentimentos de tristeza são normais, sendo que a maior parte das pessoas os experiencia como reação adequada e adaptativa a um dado acontecimento, muitas vezes envolvendo uma perda. É o caso da tristeza que acompanha a morte de uma pessoa que nos é querida, o fim de uma relação importante ou o fracasso de um projecto pessoal ou profissional. Quando a causa da tristeza é evidente para o indivíduo, ele pode esperar com algum grau de certeza que ela seja moderada e desapareça gradualmente.
Por outro lado, existe a depressão – causada pelas perdas anteriormente referidas, com outras causas ou sem causa aparente - que se torna demasiado intensa ou que se prolonga há demasiado tempo. Quando não existe uma causa visível, a depressão pode piorar, uma vez que a pessoa não consegue entender o porquê de se sentir desta forma, sendo que a sensação de perda de controlo agrava os sentimentos depressivos. Este segundo caso pode constituir uma forma de depressão mais disfuncional, e precisa muitas vezes de ser abordada directamente para que possa evoluir e desaparecer.
Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças entre a tristeza e a depressão é a seguinte: Tanto numa região com clima tropical como numa região com clima polar, existirão variações no tempo, dias mais quentes e dias mais frios. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro desse estado. Tanto a pessoa não deprimida como a deprimida terão dias melhores e piores, mas os de uma não se comparam aos de outra.
Por que surge?
Acredita-se que a depressão tenha um substrato bioquímico, ao nível dos mecanismos que controlam o estado de humor, sendo que esta ideia é apoiada pela comprovada eficácia dos antidepressivos, que actuam sobre esses mecanismos. Este substrato bioquímico poderá ser parcialmente genético e parcialmente adquirido ao longo da vida.
Contudo, no desencadear dos episódios depressivos são fundamentais, mais do que os eventuais factores bioquímicos, os factores sociais, ambientais e relacionais. As crises depressivas estão muito relacionadas com acontecimentos perturbadores e também com fases críticas do ciclo vital da pessoa (adolescência, maternidade, velhice…). Os acontecimentos perturbadores provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis.
Como se mantém?
Uma vez instalada, a depressão tende a perpetuar-se a si própria. A pessoa desenvolve uma perspectiva negativa de si própria, das suas experiências e do seu futuro, e tudo o que lhe acontece a partir desse momento é distorcido de forma a comprovar estas perspectivas. A pessoa passará a: 1) exagerar os aspectos negativos (por exemplo, fazer equivaler um fracasso numa determinada tarefa a uma total ausência de valor pessoal); 2) deixar de perceber os aspectos positivos (por exemplo, minimizar um sucesso numa determinada área dizendo que foi «apenas sorte»); 3) interpretar factos positivos ou neutros a uma luz negativa (por exemplo, assumir que se uma pessoa não correspondeu ao meu cumprimento na rua é porque me odeia e fingiu deliberadamente que não me viu). A pessoa fica prisioneira do seu próprio pessimismo. Não é pois de admirar que a tristeza, a inércia e todos os outros aspectos da depressão tendam a manter-se ou mesmo a agravar-se.
Muito importante é salientar que a depressão não é sinal de preguiça, fraqueza, falha de carácter ou falta de força de vontade. Aliás, a maior parte das pessoas deprimidas têm altíssimos padrões de exigência pessoal o que constitui, isso sim, um dos agravantes dos seus sentimentos de depressão.

2. Lidar com a depressão

Primeiro que tudo: a depressão é tratável. Muitas vezes é difícil para uma pessoa deprimida acreditar que poderá algum dia vir a deixar de o estar, e isto deve-se precisamente à desesperança e sensação de falta de controlo sobre a vida que são inerentes à própria depressão. Portanto, o que aqui se sugere é que, mesmo mantendo como hipótese a ideia de que «isto não vai mudar», a pessoa se dê a si própria a possibilidade de descobrir o contrário.
Posto isto, há que ter em conta que as sugestões que se seguem são ideias muito simples, em alguns casos pouco mais do que senso comum, e não pretendem de forma alguma ser «a fórmula mágica para a cura da depressão» - procuram ser apenas um ponto de partida para começar a abordar o problema.
Abordagem nº1: Cuidar do corpo
O apetite, o sono, o desejo sexual e a capacidade de relaxar são alguns dos aspectos físicos afectados pela depressão. Por este motivo, agir sobre os sintomas físicos é uma forma de agir sobre a depressão. Sugestões:
1) Tente comer mais fruta e vegetais e mais farináceos. Reduza o álcool e cannabis (são substâncias com efeito depressor a curto prazo, aumentando a intensidade dos teus sintomas).
2) Durma e descanse mas não exagere (6 a 8 horas por dia é suficiente). Quanto às insónias, não fique acordado na cama mais de 20 minutos - se vê que não está a conseguir adormecer, saia do quarto e faça qualquer coisa que o relaxe: veja televisão, leia … dessa forma, estará também a descansar. Na manhã seguinte acorde à hora habitual, e evite dormir durante o dia para facilitar o sono na próxima noite (quanto mais o seu padrão de sono fica desregulado, mais deprimido se sentirá).
3) É provável que não lhe apeteça ter relações sexuais. Não precisa de “fazer fretes”. Explique isso ao seu parceiro, e faça-lhe ver que continua interessado nele e em partilhar outras coisas com ele até se sentir melhor. Normalmente os outros aceitam melhor os nossos comportamentos quando percebem que não são rejeitantes mas fruto de dificuldades nossas no presente.
4) Faça exercício físico, de preferência diário (apesar de, provavelmente, ser a última coisa que lhe apetece). Além do exercício, há procedimentos de relaxamento que pode utilizar para reduzir a sua ansiedade.
5) Tente manter o seu corpo em movimento – aqui, o objectivo é apenas o de contrariar a inércia, que alimenta os ciclos auto-derrotistas. Estruture o seu dia, determinando pequenos objectivos diários (que não sejam, nesta fase, nada de extremamente ambicioso). Planeie, para cada dia, actividades de divertimento e de prazer (mas se o prazer não for muito, evite martirizar-se por isso)
Abordagem nº2: Cuidar da mente
Os pensamentos, emoções e a forma como nos comportamos face aos outros também mudam quando estamos deprimidos. É importante ter consciência disto, e adoptar algumas estratégias face a estes «sintomas internos».
1) Face à tendência para ter «pensamentos negros», pode optar por várias abordagens. Faça listas. Das suas qualidades, das coisas boas que lhe aconteceram na vida, das que gostaria que lhe acontecessem no futuro, das pessoas que gostam de si, o que quiser, Face às afirmações derrotistas que lhe surgem com frequência (sobre si, sobre as suas experiências, sobre o futuro…), contraponha afirmações mais racionais (por exemplo «hoje estou em baixo, mas sei por experiência própria que isto vai passar e que me sentirei bem novamente», «vou esperar que passe»). Isto não é pensamento positivo! É pensamento realista, que se opõe ao pensamento pessimista da depressão. E tem impacto em termos emocionais.
2) Envolva-se com as pessoas. Fortaleça os seus laços com as pessoas que lhe são próximas, reate contactos com pessoas que não vê há muito. Peça favores, e faça-os aos outros. Expresse aquilo que sente a quem achar adequado fazê-lo, da forma mais clara possível – seja tristeza, medo ou raiva; eles irão compreendê-lo melhor, e possivelmente, isto vai acalmá-lo.

3. Para finalizar…

Estas informações e sugestões podem constituir um bom ponto de partida para a mudança. Contudo, há que ter em conta que ler sobre depressão não nos faz sentir melhor - é preciso agir. Também é importante não esquecer que não é de um momento para o outro que se mudam os padrões «deprimidos» que por vezes no acompanham desde há muito tempo. Se tentou implementar estas sugestões e não obteve resultados, ou se gostaria de ter um acompanhamento mais individualizado contacte um profissional de saúde mental. É sempre mais difícil combater a depressão sozinho, principalmente quando a pessoa, provavelmente, já se sente só e sem «saídas» durante grande parte do tempo. O apoio de um terapeuta pode fazer uma grande diferença.