LUTANDO CONTRA TUDO / Fighting against all

LUTANDO CONTRA TUDO / Fighting against all
Eu sou reduzida do estômago, operei no dia 21/02/2009 por videolaparoscopia, com o Dr Andrey (equipe do Dr. Almino) a cirurgia foi um sucesso, porém quando eu acordei da anestesia achei que fosse morrer (os relatos estão nas primeiras postagens) Passamos por momentos difíceis e parece que tudo vai desmoronar. Já se sentiu assim também? Pode ser no relacionamento com o parceiro, o ambiente ruim do trabalho, a casa que nunca consegue arrumar, os filhos pedindo atenção constante, mas e você, tem tempo para se cuidar? Nos propomos a mudar nossa vida, realizar projetos e nos dedicamos com toda energia em busca de um grande fim, mas nos esbarramos em situações que nos limitam e impedem de sermos grandes empreendedores. Não precisamos ir tão longe, temos vários exemplos que nos levaram a fracassar, principalmente quando tratamos sobre emagrecimento. Como é difícil nos mantermos firmes nos objetivos, mesmo sabendo quais são os caminhos do sucesso. Muitas vezes é a semana estressante, e mal temos tempo para cuidar de si mesmo. É preciso ter claro que as dificuldades não devem nos paralisar, pois quem está crescendo está sempre caindo, levando tombos, e sabemos que quando nos propomos a emagrecer, vamos cair muitas vezes. Sabemos que ao tomar uma decisão, vamos enfrentar dificuldades, mas temos que confiar de temos condições de superá-las, e chegar ao resultado almejado. Acomodar-se aos tombos e erros não é uma atitude assertiva, pelo contrário, só acarreta comportamentos negativos. Ao acreditarmos que somos capazes, usamos nossas competências e conhecimentos, gerando resultados eficazes e duradouros. É, parece que emagrecer depende de você mesmo e de sua disponibilidade de acreditar. Assumir a responsabilidade dos resultados de seu processo, é crescer, é tomar em suas mãos sua vida e dar conta de seu desejo.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Quais os riscos da cirurgia de redução de estômago?

Ao realizar a cirurgia de redução de estômago, o paciente deve atentar para alguns riscos que podem ocorrer, principalmente, devido à falta de cuidados antes e depois do procedimento. Cuidados estes, que devem passar por constante acompanhamento médico. Alguns dos riscos são:
Anestésico
Como toda cirurgia, o primeiro risco referente à redução de estômago é a possibilidade de óbito pelo próprio procedimento. Em média, a taxa de mortalidade é de 1,3 a 1,8%. Por isso, o paciente deve passar por avaliações médicas para detectar se o mesmo não sofre de problemas cardiológicos que podem comprometer a cirurgia e levar ao falecimento no ato da cirurgia. (Leia a entrevista de um paciente que efetuou a redução de estômago)
redução de estômago - riscosGanhar peso novamente
O índice de insucesso que pode fazer com que o paciente volte a ganhar peso é de aproximadamente 10%, ou seja: 1 a cada 10 pessoas que fazem a cirurgia. Geralmente, acontece com pacientes que não passaram por uma boa seleção médica e tendem a ser compulsivos, seja por comida e/ou álcool, fatores que podem se agravar em decorrência da carência de alimento.
Náuseas e Vômitos
Um dos riscos mais comuns da cirurgia bariátrica. Ocorre, principalmente, devido à ingestão excessiva de alimentos mastigados de forma incorreta. A mastigação deve ser feita de maneira que os alimentos fiquem bem triturados para que o “novo” estômago receba melhor a comida e não corra o risco de rejeitá-la.
Distúrbios nutricionais
Em algumas técnicas é retirada uma parte do estômago que é responsável pela absorção de vitaminas, causando uma diminuição na capacidade de absorver nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Assim, o paciente torna-se dependente da reposição de vitaminas por um longo período, se não, por toda a vida.
Distúrbios Psicológicos
O estômago produz uma substância chamada serotonina, neurotransmissor que desenvolve um importante papel no sistema nervoso. Com a redução do estômago a fabricação dessa substância se torna menor, podendo causar depressão e outras doenças mentais.
Outras complicações
Também podem ocorrer outras complicações que incluem: pedras na vesícula, hérnia abdominal, fraqueza, sudorese, debilidade e diarreias após a alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário