A obesidade é definida como um distúrbio alimentar, ou seja, o individuo não consegue parar de comer. É um problema que vem atingindo diversos países, inclusive já é considerado um caso de saúde pública devido ao crescente número de pessoas que se tornaram obesos.
Entre as pessoas que sofrem com a obesidade, estão também crianças e adolescentes. A obesidade na adolescência, por exemplo, é um período bastante difícil, devido às mudanças que ocorrem não somente no corpo, mas no modo como se percebe o mundo. Geralmente, estas mudanças físicas nem sempre são bem aceitas pelos jovens. Principalmente se ele (a) for obeso (a).
O jovem obeso sofre desde problemas relacionados à saúde (diabetes, má formação óssea) até problemas emocionais como a depressão, apontada como um dos principais problemas pelos quais o adolescente com este distúrbio passa. A chacota sofrida na escola ou na faculdade, fortalece ainda mais este problema, que pode ter consequências gravíssimas, que vão desde a exclusão social até o próprio desejo de não viver mais, podendo ocasionar até o suicídio.
Devido a estes fatores, a obesidade na adolescência deve ser tratada com bastante cuidado, pois mexe diretamente com a autoestima do individuo. A prevenção é um dos meios de evitar que o jovem fique com o peso acima do normal. Caso o distúrbio já esteja em um nível avançado, o recomendado é procurar ajuda médica.
Então, trouxemos algumas dicas de como evitar o aumento de peso na adolescência.
- Dicas para evitar a obesidade na adolescência
- Evite ingerir alimentos não saudáveis como hambúrguers, batata frita e salgados;
- Evite refrigerantes, pois além de possuírem altos níveis de açúcar, eles podem prejudicar a absorção de cálcio;
- Consuma frutas e legumes;
- Procure sempre se exercitar;
- Antes de fazer qualquer dieta mirabolante procure ajuda especializada;
- Procure a escola e seus pais, eles têm uma importância muito grande neste processo, pois podem aconselhar e auxiliar o adolescente.
- Pais e responsáveis devem dar o exemplo. Procure mostrar ao seu filho desde a infância, que é possível viver de forma saudável, dessa forma você garantirá que todos viverão de forma saudável e evitará que ele desenvolvaa obesidade na adolescência;
- Cuidado com o sal! Não são apenas alimentos gordurosos, ou com alto teor de açúcar que prejudicam a saúde, alimentos com sal em excesso podem também ser bastante prejudiciais, pois podem aumentar o risco de problemas cardiovasculares e hipertensão.
Jovem, procure seguir estas dicas e também as recomendações do seu médico. Pais procurem incentivar os seus filhos a consumirem alimentos saudáveis e a praticar exercícios físicos. O seu apoio é fundamental para ele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário