LUTANDO CONTRA TUDO / Fighting against all

LUTANDO CONTRA TUDO / Fighting against all
Eu sou reduzida do estômago, operei no dia 21/02/2009 por videolaparoscopia, com o Dr Andrey (equipe do Dr. Almino) a cirurgia foi um sucesso, porém quando eu acordei da anestesia achei que fosse morrer (os relatos estão nas primeiras postagens) Passamos por momentos difíceis e parece que tudo vai desmoronar. Já se sentiu assim também? Pode ser no relacionamento com o parceiro, o ambiente ruim do trabalho, a casa que nunca consegue arrumar, os filhos pedindo atenção constante, mas e você, tem tempo para se cuidar? Nos propomos a mudar nossa vida, realizar projetos e nos dedicamos com toda energia em busca de um grande fim, mas nos esbarramos em situações que nos limitam e impedem de sermos grandes empreendedores. Não precisamos ir tão longe, temos vários exemplos que nos levaram a fracassar, principalmente quando tratamos sobre emagrecimento. Como é difícil nos mantermos firmes nos objetivos, mesmo sabendo quais são os caminhos do sucesso. Muitas vezes é a semana estressante, e mal temos tempo para cuidar de si mesmo. É preciso ter claro que as dificuldades não devem nos paralisar, pois quem está crescendo está sempre caindo, levando tombos, e sabemos que quando nos propomos a emagrecer, vamos cair muitas vezes. Sabemos que ao tomar uma decisão, vamos enfrentar dificuldades, mas temos que confiar de temos condições de superá-las, e chegar ao resultado almejado. Acomodar-se aos tombos e erros não é uma atitude assertiva, pelo contrário, só acarreta comportamentos negativos. Ao acreditarmos que somos capazes, usamos nossas competências e conhecimentos, gerando resultados eficazes e duradouros. É, parece que emagrecer depende de você mesmo e de sua disponibilidade de acreditar. Assumir a responsabilidade dos resultados de seu processo, é crescer, é tomar em suas mãos sua vida e dar conta de seu desejo.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Atividades físicas ajudam a diminuir a desistência do tratamento

Atividades-fisicas-ajudam-a-diminuir-a-desistencia-do-tratamento
Uma pesquisa recente, realizada pela Universidade de São Paulo (USP) comprovou que a prática de atividades físicas ajudam a diminuir a desistência do tratamento pós-cirurgia bariátrica.
Atualmente o Brasil é o segundo país a registrar um aumento na realização da redução de estômago, perdendo somente para os Estados Unidos. Porém o rigoroso processo de adaptação após a cirurgia faz com que uma grande parte dos que fizeram a intervenção cirúrgica, desista do tratamento.
Por que os que passaram pela cirurgia voltam a engordar?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), metade dos que fizeram a cirurgia, eles representam 50%, voltam a engordar, e 5% voltam ao patamar inicial, antes de fazer a cirurgia. Isso acontece, pois o paciente reduz o estômago, mas não se reeduca quanto aos hábitos alimentares.
A inclusão dos exercícios físicos ajuda a diminuir as desistências
Segundo Adriano Segal, psiquiatra do ambulatório de obesidade da USP (Universidade de São Paulo), os índices de desistência diminuem quando os pacientes conseguem incluir atividades físicas no tratamento.
“Os índices de abandono do tratamento após a intervenção cirúrgica são muito altos, chegam a 60%. A prática de atividade física regular impacta diretamente no aumento dos índices de manutenção do tratamento”, afirma ele.
Os benefícios da atividade física
A prática de exercícios físicos possuem vários benefícios para quem realizou a cirurgia bariátrica, entre eles estão: auxílio no controle do peso corporal; controle da pressão arterial; prevenção de doenças osteoarticulares e aumento da expectativa de vida.
A importância das atividades físicas deve estar associada a uma mudança de hábitos alimentares. Isso porque, caso o paciente não siga as recomendações médicas, o peso perdido por conta da operação retornará. Como já afirmamos aqui, o paciente deve ter, ou procurar acompanhamento psicológico e nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário