A obesidade é uma doença crônica que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. O problema pode ter por origem a má alimentação, o sedentarismo ou até mesmo os problemas emocionais. Conheça qual a relação que existe entre a obesidade e a baixa autoestima.
Considerada pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, como a doença do século XXI, a obesidade não só acelera ou agrava as demais doenças que surgem com ela, mas causa outro mal terrível: a redução na autoestima.
A pessoa que está acima do peso tem por anseio ser algo que ela não é no momento. Esse desejo se manifesta em sentimentos como a tristeza, a angústia e a ansiedade que por sua vez encontram na comida a sua válvula de escape.
Segundo a endocrinologista e psicanalista Soraya Hissa de Carvalho, os transtornos emocionais são inimigos de quem tenta perder peso. Inúmeras pessoas acabam descontando as frustrações na comida, o que os leva a um aumento de peso, que gera como consequência a ansiedade e a perda da autoestima.
Autoaceitação e autorrespeito
Para melhorar a baixa autoestima é necessário que a pessoa queira se perdoar, se autoaceitar. Isso começa a partir do momento em que você reconhece os seus erros e tenta modificá-los.
Cirurgia bariátrica pode ser a solução
A cirurgia bariátrica pode ser uma opção para quem está acima do peso. Quem decide se submeter a esse procedimento cirúrgico deve procurar ajuda psicológica para tratar dos problemas emocionais que existiam antes da cirurgia, e dos que podem surgir após a operação.
Portanto, comece a analisar o que você faz de errado, os seus hábitos alimentares e se você precisa ou não de ajuda psicológica. A partir disso você poderá começar a solucionar os problemas relacionados a obesidade e a baixa autoestima e consequentemente ser mais feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário