LUTANDO CONTRA TUDO / Fighting against all

LUTANDO CONTRA TUDO / Fighting against all
Eu sou reduzida do estômago, operei no dia 21/02/2009 por videolaparoscopia, com o Dr Andrey (equipe do Dr. Almino) a cirurgia foi um sucesso, porém quando eu acordei da anestesia achei que fosse morrer (os relatos estão nas primeiras postagens) Passamos por momentos difíceis e parece que tudo vai desmoronar. Já se sentiu assim também? Pode ser no relacionamento com o parceiro, o ambiente ruim do trabalho, a casa que nunca consegue arrumar, os filhos pedindo atenção constante, mas e você, tem tempo para se cuidar? Nos propomos a mudar nossa vida, realizar projetos e nos dedicamos com toda energia em busca de um grande fim, mas nos esbarramos em situações que nos limitam e impedem de sermos grandes empreendedores. Não precisamos ir tão longe, temos vários exemplos que nos levaram a fracassar, principalmente quando tratamos sobre emagrecimento. Como é difícil nos mantermos firmes nos objetivos, mesmo sabendo quais são os caminhos do sucesso. Muitas vezes é a semana estressante, e mal temos tempo para cuidar de si mesmo. É preciso ter claro que as dificuldades não devem nos paralisar, pois quem está crescendo está sempre caindo, levando tombos, e sabemos que quando nos propomos a emagrecer, vamos cair muitas vezes. Sabemos que ao tomar uma decisão, vamos enfrentar dificuldades, mas temos que confiar de temos condições de superá-las, e chegar ao resultado almejado. Acomodar-se aos tombos e erros não é uma atitude assertiva, pelo contrário, só acarreta comportamentos negativos. Ao acreditarmos que somos capazes, usamos nossas competências e conhecimentos, gerando resultados eficazes e duradouros. É, parece que emagrecer depende de você mesmo e de sua disponibilidade de acreditar. Assumir a responsabilidade dos resultados de seu processo, é crescer, é tomar em suas mãos sua vida e dar conta de seu desejo.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

QUER FAZER UMA GASTROPLASTIA?


Também conhecida como redução de estômago e cirurgia bariátrica, a gastroplastia é bastante procurada por quem deseja perder peso de forma rápida. Para se ter ideia, somente no Brasil, cerca de 54% dos homens e 48% das mulheres estão com o peso acima da média, chegando ao grau de obesidade. Porém, o que muitas dessas pessoas não sabem, é quenem todo obeso precisa, e pode, fazer uma gastroplastia.

Peso, altura e condição da saúde determinam a gastroplastia

cirurgia bariátrica somente é indicada para pessoas com obesidade moderada a mórbida (grave).  Grau que se estabelece pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Um paciente com IMC acima de 35, por exemplo, possui obesidade grau 2, e muito provavelmente adquiriu alguma doença associada à obesidade (hipertensão, diabetes, colesterol, artroses graves e apneia do sono). Somente para pacientes que se enquadrem nestes requisitos é possível fazer a bariátrica.

Psicológico deve mudar para realizar a gastroplastia

Outro fator muito importante que as pessoas precisam saber, é que o processo não se resume apenas à cirurgia. Vai bem mais além. Quando dizem que a cirurgia na verdade deveria acontecer no cérebro, aoinvés do estômago, é algo totalmente certo. Isto porque, pacientes que se submetem a esse tipo de cirurgia para perder peso devem, primeiramente mudar seus hábitos alimentares. O que se faz necessário um acompanhamento pré e pós operatório psicológico.
E não só por isso. Uma série de tratamentos precisam ser feitos para controlar as doenças associadas, caso contrário, o procedimento cirúrgico pode se tornar de risco, trazendo complicações para a saúde do paciente. Então, os cuidados devem surgir antes da cirurgia, com o controle das doenças e do psicológico. Em alguns casos os pacientes até precisam perder uma certa quantidade de peso.

Importância de uma equipe multidisciplinar na gastroplastia

Por isso, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, endocrinologista, além de cirurgiões, é extremamente necessário e importante. O aspecto emocional é considerado o fator mais delicado, pois vai depender da condição psicológica do paciente conseguir manter o peso após a gastroplastia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário