Entrou em vigor no dia 02 de janeiro, o rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que amplia o tratamento e aumenta o número de consultas para pessoas com obesidade mórbida. Saiba mais sobre resolução da ANS amplia o tratamento a obesos.
A nova resolução obriga os convênios a ampliarem o tratamento para as pessoas com obesidade mórbida. Isso significa que quem for se submeter à gastroplastia terá direito a consultas com o nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo, aumentando de 6 para 12, o número obrigatório de consultas.
Cirurgia Bariátrica aumenta em 350%
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), entre 2003 e 2012 o número de cirurgias bariátricas saltou de 16 mil para 72 mil, representando um avanço de 350%.
Atendimento multidisciplinar
Como já mostramos aqui, o atendimento multidisciplinar pode ajudar o paciente a evitar as complicações que podem surgir no pós-operatório. Com essa nova resolução, os pacientes poderão minimizar ou reduzir futuros custos com doenças crônicas.
“O acompanhamento por uma equipe multidisciplinar será indispensável para o sucesso do tratamento”, acredita o presidente da SBCBM, Almino Ramos. “Primeiro, o paciente deve ser preparado para a cirurgia. Depois da operação, serão avaliados os resultados de sua adaptação ao novo estilo de vida a fim de realizar ajustes do tratamento em caso de necessidade.”
Esta nova resolução que já está em vigor não altera as regras já estabelecidas para quem deseja reduzir o estômago. O paciente que deseja passar por este procedimento deverá atender aos seguintes requisitos: ter um Índice de Massa Corpórea (IMC) superior ou igual a 40, ou a partir de 35, desde que esteja associado a alguma doença relacionada à obesidade.
Esta é uma excelente noticia para quem deseja adotar o procedimento como meio de reduzir o peso e conseguir uma vida mais saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário