LUTANDO CONTRA TUDO / Fighting against all

LUTANDO CONTRA TUDO / Fighting against all
Eu sou reduzida do estômago, operei no dia 21/02/2009 por videolaparoscopia, com o Dr Andrey (equipe do Dr. Almino) a cirurgia foi um sucesso, porém quando eu acordei da anestesia achei que fosse morrer (os relatos estão nas primeiras postagens) Passamos por momentos difíceis e parece que tudo vai desmoronar. Já se sentiu assim também? Pode ser no relacionamento com o parceiro, o ambiente ruim do trabalho, a casa que nunca consegue arrumar, os filhos pedindo atenção constante, mas e você, tem tempo para se cuidar? Nos propomos a mudar nossa vida, realizar projetos e nos dedicamos com toda energia em busca de um grande fim, mas nos esbarramos em situações que nos limitam e impedem de sermos grandes empreendedores. Não precisamos ir tão longe, temos vários exemplos que nos levaram a fracassar, principalmente quando tratamos sobre emagrecimento. Como é difícil nos mantermos firmes nos objetivos, mesmo sabendo quais são os caminhos do sucesso. Muitas vezes é a semana estressante, e mal temos tempo para cuidar de si mesmo. É preciso ter claro que as dificuldades não devem nos paralisar, pois quem está crescendo está sempre caindo, levando tombos, e sabemos que quando nos propomos a emagrecer, vamos cair muitas vezes. Sabemos que ao tomar uma decisão, vamos enfrentar dificuldades, mas temos que confiar de temos condições de superá-las, e chegar ao resultado almejado. Acomodar-se aos tombos e erros não é uma atitude assertiva, pelo contrário, só acarreta comportamentos negativos. Ao acreditarmos que somos capazes, usamos nossas competências e conhecimentos, gerando resultados eficazes e duradouros. É, parece que emagrecer depende de você mesmo e de sua disponibilidade de acreditar. Assumir a responsabilidade dos resultados de seu processo, é crescer, é tomar em suas mãos sua vida e dar conta de seu desejo.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Acompanhamento psicológico da cirurgia bariátrica


acompanhamento-psicológico-da-cirurgia-bariátrica
O acompanhamento psicológico é fundamental no pós-operatório, uma vez que os principais fatores para o sobrepeso são a ansiedade, o sedentarismo e o estresse.
Grande parte da população brasileira sofre com a obesidade. E isto se torna ainda mais preocupante quanto à pessoas com obesidade mórbida, pois o índice de doenças relacionadas à obesidade em último grau é ainda maior. Para isto, a cirurgia de redução de estômago é uma alternativa para quem quer emagrecer de forma mais rápida.
Contudo, é fato quando se diz que o grande problema das pessoas que recorrem à bariátrica para emagrecer é que se opera o estômago, e não a cabeça. O que isso quer dizer? Que o pós-operatório da cirurgia bariátrica requer que o paciente controle a sua mente e adote um novo estilo de vida da noite para o dia. O que não é nada fácil.
Por isso, o acompanhamento psicológico da cirurgia bariátrica é fundamental não só depois, mas também antes da cirurgia, uma vez que os principais fatores para o sobrepeso são (além de maus hábitos alimentares e tendência biológica) a ansiedade, o sedentarismo e o estresse.

Qual o objetivo do acompanhamento psicológico à cirurgia bariátrica

O psicólogo tem o papel de preparar o paciente para várias mudanças de estilo de vida, de hábitos, de comportamentos, de aceitação do próprio corpo, entre outras. Tanto antes da cirurgia quanto depois. O acompanhamento diminui os riscos do indivíduo em retornar aos antigos hábitos alimentares e voltar a sofrer devido as complicações causadas pela obesidade.
Além disso, contar com um profissional especializado no tratamento psicoterapêutico de obesos é uma forma de evitar recaídas e atingir o equilíbrio entre corpo e mente, levando-o à compreensão de que a cirurgia não é o fim, mas sim um novo começo.
Com certeza seria necessário um período de adaptação, para que tanto o corpo como a mente acostume-se com tantas mudanças. A maioria destas pessoas passou a vida inteira sentindo-se inseguras, insatisfeitas com a vida, acostumadas com uma alimentação farta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário