Após a cirurgia os pacientes passam por mudanças, não somente relacionadas aoshábitos alimentares, mas também comportamentais. As mudanças ocorrem, pois o paciente passa por um processo de adaptação: ele passa a comer menos e a mastigar mais osalimentos. Isto requer uma mudança comportamental, pois para haver uma perda efetiva de peso ele precisará seguir as recomendações da alimentação pós-cirurgia bariátrica à risca.
Entre as principais recomendações de como deve ser a alimentação pós-cirurgia bariátrica estão: mastigar bem, ingerir alimentos na forma líquida, na forma pastosa, até chegar à independência alimentar.
Os primeiros dias de alimentação pós-redução de estômago são específicos e devem ser seguidos para evitar algumas complicações. Já mostramos aqui como a dieta pós-operatória da cirurgia bariátrica é de extrema importância para o recém-operado.
Na primeira e na segunda etapa a alimentação deve estar na forma líquida, ou seja, consiste basicamente em caldos em pequenos volumes (primeira etapa) e sopas cremosas e pastosas (segunda etapa). Na terceira e na quarta etapa são permitidos alimentos próximos à fase sólida.
Não podemos esquecer de que refrigerantes e alimentos com alto índice glicêmico devem ser evitados, pois podem prejudicar não somente a sua saúde, mas comprometer a cirurgia.
É importante salientar que a junção de alimentação saudável e a prática de exercícios físicos só trarão benefícios. Portanto, siga as recomendações do médico para a alimentação pós-cirurgia bariátrica e viva da forma mais saudável possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário